Você está utilizando um navegador antigo. Para ver este site corretamente, é recomendável atualizar. Escolha uma das seguintes atualizações:
Usted está utilizando un navegador antiguo. Para ver correctamente este sitio, elija una de las siguientes actualizaciones:
You are using an older browser. To view this site properly, choose one of the following updates:

NotÍcias

Minha Casa, Minha Vida: Sorteio reuniu centenas de pessoas no Ginásio Lacerda Braga

Desenvolvimento Urbano
26/10/2011
Aumentar Fonte do Texto Diminuir Fonte do Texto

O sonho da casa própria está cada dia mais próximo de ser realizado para 316 famílias de Paranavaí. Nesta quarta-feira (26), o grupo participou do sorteio para escolher a localização das unidades habitacionais dentro do Conjunto Deputado Flávio Ettore Giovine, no Jardim Ipê, construído através do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal em parceria com o município.

O sorteio foi realizado pelo Caixa Econômico Federal (CEF), agente financeira do programa. Tiveram prioridade os beneficiários portadores de necessidades especiais, contemplados com as 10 primeiras casas sorteadas, e idosos, que foram contemplados com as 13 moradias seguintes.

As casas destinadas aos portadores de necessidades especiais possuem aproximadamente 44 m² de área total, contra os 37,48 m² das demais unidades habitacionais. Todas elas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, e são equipadas com sistema de aquecimento solar. O valor médio das unidades é de R$ 42.700,00. A entrega das casas está marcada para o dia 18 de novembro.

Eliete Vaz, 42 anos, foi a primeira pessoa contemplada com uma das 10 casas adaptadas do programa. Ela, que atualmente vive do auxilio doença e mora de favor com a mãe e dois filhos, um de 21 e outro de 12 anos, em uma casa de cinco cômodos, disse que jamais conseguiria conquistar a casa própria se não fosse pela ajuda do governo. “Estou muito feliz. Sonho com isso desde a época em que trabalhava de empregada doméstica. Naquela época eu sempre sonhava em um dia poder cuidar da minha própria casa”, lembrou Eliete.

A aposentada Maria de Oliveira Florenço, 63 anos, foi a primeira contemplada com uma das 13 moradias destinadas a pessoas com idade superior a 60 anos. Ela, que atualmente vive de favor na casa do irmão com outras sete pessoas, irá se mudar com a neta de 19 anos para a nova moradia no Jardim Ipê. “Venho sonhando com essa casa própria desde a minha juventude. Estou muito contente”, declarou a aposentada.

O Conjunto Deputado Flávio Ettore Giovine recebeu investimentos em torno de R$ 13,5 milhões e foi executado pela Construtora Cantareira Ltda, que no sorteio foi representada pelo engenheiro civil Murilo Camargo.

Na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Moacir Ferreira Maciel, falou da sua satisfação em participar de um momento ímpar na história do município e agradeceu a sua equipe que, segundo ele, foi fundamental para a concretização do projeto das 316 moradias populares e de outras centenas que estão por vir.

“Estamos cada vez mais próximos de realizar o projeto de governo do Rogério e do Alziro, que prevê a construção de mil novas casas populares em Paranavaí. Hoje, já temos cerca de 800 unidades, entre casas construídas e licitadas. Assim é a atual administração municipal, voltada para aqueles que mais precisam”, afirmou Moacir.

O secretário se refere ao total das casas que estão sendo licitadas ou construídas nos jardins Morumbi (45 unidades), Ipê (316 unidades), Vila Operária (180 unidades e outras 207 unidades pela Cohapar), Graciosa (33 unidades), e Coloninha (21 unidades).

“Muitos duvidaram deste nosso compromisso, mas hoje isso é uma realidade e as casas já passam de 800 unidades”, frisou o prefeito em exercício, Alziro Melli Lopes. Para ele, isso mostra a preocupação do governo municipal em atender as famílias que mais necessitam. “Me orgulho muito de estar aqui participando deste momento e compartilhando desta alegria”, completou Alziro, que ainda agradeceu a Câmara Municipal, que teve participação direta no processo.

O presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, falou em nome dos vereadores José Galvão, Antonio Carlos Utrila, e Josias Zarelli, representado por Daniel Lima. Segundo ele, há décadas Paranavaí não vivia um momento como este. “É a realização do sonho não só de vocês, beneficiários, mas de todos nós que lutamos pelo desenvolvimento de Paranavaí”, sublinhou.

Durante o evento, também fizeram uso da palavra o gerente regional da Caixa, Paulo Pereira Marinho, e o gerente geral da agência de Paranavaí, Edvaldo Sigaki. Ambos foram unânimes em destacar a importância do programa para as famílias brasileiras, a qualidade da obra realizada pela empresa Cantareira, e a somatória de esforços dos governos municipal, federal, CEF, Câmara Municipal e empreiteira, que permitiu a conclusão do projeto com sucesso.

O sorteio das casas ainda contou com a participação de secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal, Cohapar, Diretoria Municipal de Habitação, e demais autoridades e lideranças.